quarta-feira, 4 de maio de 2011

Essa tal energia.

O que é energia? Essa pergunta renderia horas de discussão para físicos e químicos, mas o fato é que essa tal energia exerce um papel fundamental em nossas vidas, desde nossos primeiros passos neste mundo, com, por exemplo, a descoberta do fogo a aproximadamente 500.000 anos antes de Cristo. Desde então, a forma como exploramos nossas fontes tem passado por profundas e constantes transformações e, hoje, chegamos a um ponto em que precisamos tomar um rumo mais sustentável.
Nossas principais fontes de energia hoje são os combustíveis fósseis. No entanto, contesta-se cada vez menos o fato de que esses combustíveis estão se esgotando. Segundo estimativas, as reservas mundiais de petróleo só seriam suficientes por, aproximadamente, 41 anos. Além disso, o uso excessivo que se faz dos combustíveis fósseis é responsável pela maior parte das toneladas de gases do efeito estufa lançados a cada ano na atmosfera.
Há, portanto, a necessidade de se recorrer a fontes alternativas de energia, já que uma provável crise energética afetaria negativamente a economia global, pois das matrizes energéticas dependem as indústrias e suas máquinas, o transporte e as pessoas, cada vez que ligam um computador, uma televisão ou seus carros para irem ao trabalho.
O Brasil, no entanto, pode ser uma exceção à regra que diz que todos os países serão afetados por uma crise. Depois dos combustíveis fósseis, nossa principal matriz energética são as hidrelétricas e, desde os anos 70, com a primeira crise do petróleo, temos um combustível alternativo a este: o álcool. Além disso, há uma expectativa muito grande em torno do nosso biodiesel. Até mesmo em energia nuclear, onde nossa tecnologia ainda apenas engatinha, o Brasil tem considerável importância: é um dos países que dominam o enriquecimento de urânio, combustível das usinas nucleares. Essa fonte de energia pode ser uma alternativa para países desenvolvidos que já a dominam, por ser limpa no que diz respeito à emissão de gases poluentes.
Conclui-se, portanto, que o uso de fontes alternativas de energia, limpas e renováveis, será a solução à qual cada vez mais nações vão recorrer, levando-se em conta a escassez dos combustíveis fósseis, utilizados em larga escala atualmente, e a necessidade de se diminuírem as emissões de gases poluentes e a produção de resíduos tóxicos, com questões ambientais, como, por exemplo, o aquecimento global, cada vez mais em evidência. Tudo isso trará consequências que fornecerão economicamente países emergentes como o Brasil, de quem as nações comprarão tecnologia de produção de energia alternativa, limpa e renovável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário